<$BlogRSDURL$>
sábado, abril 30, 2005
Só pra lembrar a promessa da BARCAS S.A. 

Folha de Niterói, edição 439


http://www.folhanit.com.br/439/barcas.htm



Nos 430 anos de Niterói,
Barcas S/A aposta no turismo

Concessionária está presente
em três construções do Caminho Niemeyer

Maior ponto de atração turística de Niterói nos próximos anos, o Caminho Niemeyer, ainda em construção, contará com 11 monumentos distribuídos pela orla da cidade, todos com assinatura do gênio brasileiro da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer. Entre as 11 construções, três vão levar a marca da concessionária Barcas, que está patrocinando as obras: Terminal Hidroviário de Charitas; nova Estação de Barcas Integrada, no Centro; e a Fundação Oscar Niemeyer, um dos prédios do Caminho.

Mais rapidez e menos trânsito em Niterói - Previsto para ser inaugurado no início do ano que vem, o Terminal Hidroviário de Charitas terá dois mil metros quadrados, com salão panorâmico de embarque de passageiros, lojas de conveniência, restaurante e terraço, formando a estrutura de uma das melhores estações hidroviárias do País. As obras estão bastante adiantadas e já podem ser visitadas. No local há um estande de informações e um caminho que leva os visitantes até o prédio em construção. De cima do prédio já se pode admirar a obra do arquiteto Oscar Niemeyer e a incomparável paisagem.

Segundo Amaury Andrade, presidente da Barcas S/A, o terminal será inaugurado entre maio e junho de 2004, quando ficarão prontos os três catamarãs com capacidade para 240 passageiros que farão a travessia Charitas-Praça XV, no Rio, em 15 minutos. Anexo à estação está sendo construído estacionamento para 150 veículos. A construção, que terá um pier de 60 metros projetado no mar, poderá receber barcos de turismo nos fins de semana.

Integração entre modais - Após mais de 40 anos de espera, Niterói vai ganhar uma estação hidroviária permanente. A estação das barcas do Centro será construída em novo local para atender melhor aos 80 mil fluminenses que utilizam o transporte marítimo. O novo terminal terá capacidade para atender a 150 mil passageiros por dia. Serão 43 mil metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos. Haverá elevadores, escadas rolantes, lojas e restaurante com vista panorâmica voltada para as demais obras do mestre arquiteto. Os passageiros vão contar ainda com um estacionamento coberto para mil veículos. A estação é um projeto integrado ao Terminal Rodoviário João Goulart e, futuramente, à Linha 3 do Metrô, que ligará São Gonçalo ao Centro de Niterói.

De Niterói para o mundo - Principal obra do Caminho Niemeyer, a Fundação Oscar Niemeyer também é financiada pela Barcas S/A. Em 3.700 metros quadrados de área construída vai ser abrigado o acervo do maior arquiteto vivo do planeta. Serão reunidas obras desde o início da carreira de Oscar Niemeyer em um edifício também voltado para o ensino das artes. Salas especialmente direcionadas a aulas de desenho, pintura e escultura acompanham o projeto. A cúpula do edifício abrigará exposições. De acordo com o presidente da Barcas S/A, a obra deve ser entregue no final de 2004.

Barcos modernos vão fazer a travessia

A Barcas S/A está renovando sua frota. O Estaleiro Barcas-Rodriquez foi completamente estruturado para executar o trabalho de construção de 10 novas barcas, sete destinadas à linha Rio-Niterói e três para a linha Charitas-Praça XV. Com design italiano e casco em alumínio, as barcas vão diminuir o tempo da travessia do centro de Niterói para o Rio em oito minutos. Com capacidade para 1.200 passageiros, elas farão o trajeto em 12 minutos. Na linha Charitas, os barcos vão comportar 240 passageiros por viagem, cada uma com duração de 15 minutos.

A concessionária Barcas S/A investiu US$ 1,7 milhão na reforma do estaleiro e a construção das embarcações vai custar US$ 56 milhões, sendo parte financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM). O projeto conta com apoio do grupo italiano Rodriquez Cantieri Navalli.

A mão-de-obra utilizada para a construção das novas barcas foi treinada e especializada no Centro de Tecnologia Aplicada (CTA-Barcas). Desde o início do ano, 80 alunos já foram capacitados pelo curso de soldagem em alumínio, desenvolvido em parceria com o Senai. Parte desses profissionais já está trabalhando na primeira fase da fabricação dos barcos. A previsão é de que durante o processo fabril sejam abertas cerca de 800 empregos diretos e indiretos.

A construção das novas barcas vai de vento em popa. Três estão em fase de conclusão dos cascos, e duas, em processamento de chapas. A primeira barca ficará pronta em maio de 2004. A seguir, a cada quatro meses, serão entregues dois barcos.




Copyright © 2003 Folha de Niterói. Todos os direitos reservados.




# escrito por Kodai : 4/30/2005 05:39:00 PM    0 comentários

Maio 2005 - ONDE ESTÂO AS NOVAS BARCAS PROMETIDAS PARA MAIO/2004? 

A Barcas S.A. havia prometido as novas barcas para maio/2004 e até maio/2005 não entregou ainda nenhuma barca nova. Onde estão os órgãos reguladores de concessões do governo estadual?





# escrito por Kodai : 4/30/2005 05:34:00 PM    0 comentários

Acabou a moleza ! 

Agora o jornal o dia, na internet, só divulga parte das matérias e coloca assim no final: "Leia a matéria na íntegra no jornal O DIA que está nas bancas"!





# escrito por Kodai : 4/30/2005 05:32:00 PM    0 comentários

sexta-feira, abril 29, 2005
Cena carioca 

Quarta-feira à noite, ônibus 422, presidente Vargas. Entram no ônibus 3 garotas de rua cheirando garrafas de cola, empesteiam o ônibus todo com aquele cheiro forte de cola, tentam arrumar dinheiro, não conseguem e vão embora.

Esse é o retrato da nossa cidade.
Onde estão os governantes? Certamente em algum banquete em algum palácio governamental.




# escrito por Kodai : 4/29/2005 08:15:00 AM    0 comentários

segunda-feira, abril 25, 2005
Novas Gerações Cada Vez Mais Altas - Há algo errado aí  

Novas gerações cada vez mais altas. Tem algo MUITO errado aí!

Até os anos 80, a média de altura do brasileiro era de 1,70 m
Alguém de 1,80 m era muito alto e possível jogador de vôlei.

Do meado dos anos 80 em diante, as gerações ficaram acada vez mais altas, e hoje 1,70 m é altura comum para pessoas de 12 anos.

O que mudou? A alimentação?
Ou a produção dos alimentos? Frangos no abate cada vez mais cedo, e com o mesmo peso...modificações genéticas, hormônios...o que estamos comendo?

Ninguém parou para pensar nisso?





# escrito por Kodai : 4/25/2005 01:02:00 AM    0 comentários

This page is powered by Blogger. Isn't yours?