Vergonha NACIONAL: DOENÇAS DA POBREZA MATAM 226 PESSOAS POR DIA NO BRASIL !
Tatiana Farah - O Globo
SÃO PAULO - As doenças da pobreza e o abandono matam 226 brasileiros por dia. São pelo menos 82,5 mil mortes por ano causadas por males como diarréia, desnutrição, malária, tuberculose, dengue, febre amarela e falta de assistência médica. Este número, extraído pelo jornal "O Globo" do banco de dados do Ministério da Saúde, é maior que o total de homicídios e de mortes em acidentes de trânsito registradas em 2005 (cerca de 77.500). Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital (só para assinantes).
- Toda morte que poderia ser evitada causa indignação. Não podemos classificar isso como aceitável. Assim como nos acidentes de trânsito, em que faltam fiscalização e melhores estradas, nas mortes evitáveis falta mais ação do Estado - afirma o coordenador de Planejamento em Saúde do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Nicanor Rodrigues da Silva Pinto. (Por que morre tanta gente das chamadas doenças da pobreza?)
"
Toda morte que poderia ser evitada causa indignação
"
--------------------------------------------------------------------------------
O jornal fez um levantamento junto à base de dados do Ministério da Saúde, considerando a Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Foram somadas as mortes dos itens "algumas doenças infecciosas e parasitárias" (à exceção da Aids e da septicemia) e a desnutrição. Esse grupo de males infecciosos e a desnutrição são as chamadas doenças da pobreza, com média anual de 33,5 mil mortes. A este número, somou-se o item "morte sem assistência médica", com cerca de 49 mil óbitos registrados em 2005.
Só de diarréia e infecções intestinais morreram, em 2005, por exemplo, 10.599 pessoas. A desnutrição, sozinha, matou 6,9 mil brasileiros. A tuberculose, embora seja curável e tenha um custo de tratamento de R$ 70 (quando tratada no início e sem internação), causou mais de 4,7 mil mortes. Em 2005, até a poliomielite aguda reapareceu, matando 3 pessoas.
Silva Pinto, no entanto, estima que a pobreza e a fome causem efeitos muito maiores na mortalidade nacional (1.006.827 mortes em 2005, último ano de dados registrados pelo DataSUS, do Ministério da Saúde). Além das doenças da pobreza, há a perversidade da pobreza, como nos casos de pneumonia, em que morreram 35.903 pessoas. Para ele, o estado de fragilidade do organismo das pessoas com fome ou mal-ali$as expõe a maiores riscos, e a falta de acesso aos serviços de saúde limita as possibilidades de cura. A falta de saneamento, informação e escolaridade cria o ambiente perverso da proliferação das doenças.
Temporão diz que lançará plano de combate às doenças
O jornal "O Globo" procurou a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, por mais de dez dias. A repórter foi orientada a mandar as perguntas, por e-mail, ao secretário Gerson Penna, dermatologista e especialista em hanseníase. As perguntas foram enviadas em 1 de fevereiro. O Ministério não respondeu nem forneceu dados de mortalidade referentes a 2006 e 2007 até sexta-feira à noite. Em entrevista à TV Brasil, do governo federal, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que lançará um plano de combate às doenças da pobreza, que teria R$ 4 bilhões em quatro anos.
# escrito por Kodai : 2/16/2008 10:40:00 AM 0 comentários
Ovos de Páscoa ou Ovos de Quaresma?

Hoje é dia 16 de fevereiro e a Páscoa será no dia 23 de março.
E as lojas americanas já estão com os tradicionais corredores de ovos de Páscoa.
Afinal: são ovos de Páscoa ou ovos de Quaresma? :)
# escrito por Kodai : 2/16/2008 04:07:00 AM 0 comentários
Tabu
TV pede desculpa por palavrão de Jane Fonda sobre vagina
A emissora norte-americana NBC pediu desculpas públicas, em seu site, pelo que considerou um deslize de Jane Fonda no programa "Today Show". A veterana atriz usou um nome pejorativo e considerado vulgar ao se referir, ao vivo na TV, ao órgão sexual feminino. O vídeo já é um dos mais vistos do YouTube.
| Dima Gavrysh/AP |
![]() |
| Jane Fonda discutia o livro "Monólogos da Vagina" quando cometeu a gafe ao vivo |
Jane Fonda discutia com a escritora Eve Ensler a premiada peça "Monólogos da Vagina", de autoria de Eve e que abrange a sexualidade feminina.
Ao relatar a primeira vez em que ouviu falar sobre a peça, ela acabou utilizando um termo que não pode ser pronunciado na televisão ("cunt").
"Jane Fonda inadvertidamente usou um termo da peça que não se usa em TV. Foi um deslize e obviamente ela se desculpa e nós também. Não faríamos nada para ofender nossos telespectadores, por isso, por favor, aceitem nossas desculpas", explicou Meredith Vieira, apresentadora do "Today Show", logo após o deslize.
# escrito por Kodai : 2/16/2008 03:16:00 AM 0 comentários
Cingapura inaugura roda-gigante mais alta do mundo
Cingapura - A roda-gigante mais alta do mundo, de 165 metros de altura e situada em Cingapura, a Singapore Flyer, será inaugurada nesta segunda-feira depois que um grupo de pessoas pagar para viver essa experiência de milhares de dólares cingapurianos.
A atração supera a "London Eye" de Londres em 30 metros e quase não avista a atração que esteve no Rio de Janeiro no último mês, com apenas 36 metros. Mas a gigante roda não será aberta ao público até o próximo dia 1º de março, segundo a companhia encarregada de sua construção, a Great Wheel Corp, informou a imprensa local.
A Singapore Flyer conta com 28 cabines do tamanho de um ônibus urbano com uma capacidade para 28 pessoas que permite aos passageiros caminhar sem sentir nenhuma vibração durante os 30 minutos de rotação.
O preço das entradas para os adultos vai desde os 29 dólares cingapurianos (USê 20) de uma viagem simples até os 69 dólares (USê 48) que inclui coquetéis e "embarque rápido". Além disso, também é possível alugar uma cabina inteira por cerca de 1.000 dólares cingapurianos (USê 704) e por 1.500 (USê 1.057) nos fins-de-semana e à noite.
A roda-gigante permitirá aos visitantes desfrutar da vista da baía de Cingapura e dos pontos mais característicos da cidade, e em dias claros os países vizinhos, Malásia e Indonésia. Responsáveis da Great Wheel Corp disseram que esperam ter 10 milhões de passageiros por ano, enquanto a cidade-estado, que conta com menos de 5 milhões de habitantes, recebeu o ano passado 10,3 milhões de turistas, segundo dados do Ministério do Turismo.
Com agências
# escrito por Kodai : 2/11/2008 11:23:00 PM 1 comentários
Monobloco arrasta foliões na Avenida Atlântica
Publicada em 10/02/2008 às 14h20m
CBNRIO - Milhares de pessoas acompanharam na manhã deste domingo o desfile do Monobloco na Praia de Copacabana. O desfile teve início por volta das 10h, na altura do Posto Seis e terminou pouco antes das 13h30m, no Posto Quatro, na Avenida Atlântica ( veja as fotos ).
Ainda não há estimativa de quantos foliões acompanham o bloco; no ano passado, foram cerca de 70 mil pessoas no desfile, que também aconteceu no domingo após o carnaval.
A novidade deste ano foi a presença de um guitarrista acompanhando os 150 ritmistas da bateria. No repertório, versões carnavalescas para clássicos da música brasileira. O desfile atrapalhou o trânsito em Copacabana, pois as ruas transversais à Avenida Atlântica foram interditadas para a passagem do Monobloco. A Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro apresentam retenções em diversos pontos.
Fotos:
http://oglobo.globo.com/carnaval2008/rio/fotogaleria/2008/4495/
# escrito por Kodai : 2/10/2008 07:07:00 PM 0 comentários




