Um dos grandes desafos do homem, ao longo da sua história, foi sempre a luta contra a morte e o envelhecimento, a busca da fonte da juventude e da imortalidade. Hoje em dia nós temos intervenções cirúrgicas que adiam a morte com a colocação de aparelhos..marcapassos não são novidade há décadas, e corações artificiais também não. Se projetarmos na medicina todos os avanços tecnológicos que estamos vendo, é possível imaginar que não apenas em crises provocadas por doenças, mas até no envelhecimento natural as pessoas em breve terão disponíveis para consumo peças artificiais para o corpo.. uma artéria não funciona bem, coloca-se uma sintética, com a vantagem de possuir um material que não deixa a gordura se acumularnas paredes arteriais; coração, pulmão, fígado..todos poderão ser facilmente substituidos por peças artificiais. E finalmente, o cérebro, que será substituído com vantagem por componentes eletrônicos. Como essas peças podem todas ser trocadas, a morte aconteceria apenas por fatalidades que impedissem a substituição das peças vitais. O homem teria, então, atingido a imortalidade sonhada pelos antigos exploradores e alquimistas que imaginavam uma fonte da juventude.
Porém, um sujeito com coração artificial, artérias sintéticas, braço mecânico e cérebro com chips podera realmente se considerar um ser humano? Ou antes, um ser vivo? Ou seria apenas uma máquina que tem certas lembranças humanas (como um robocop)?
Evidente que posso estar exagerando quanto a isso, pois desenvolver peças artificiais para o corpo não é tão simples como descrevi aqui. Porém, nesses anos de vida, eu vi o microcomputador de brinquedo de luxo para garotos ricos se transformar em eletrodoméstico vendido em supermercado e milhares de outras inovações tecnológicas, o que me permite projetar o futuro conforme explanei neste texto.
Então certamente teremos desafios éticos e filosóficos bem graves e interessantes no que diz respeito ao uso de componentes artificiais no corpo humano. E isso num futuro bem próximo.
# escrito por Kodai : 1/29/2004 08:09:00 AM


