Sou analista de sistemas e entusiasta da informática. Adoro computadores e inovações tecnológicas. Porém, todos os profissionais desta área carregam consigo uma certa culpa pelo que se tornou a informática, sobretudo nos países mais poderosos, sendo usada como instrumento de poder, destruição e egoísmo.
- Computadores projetm armas poderosas, mas ninguém os usa para projetar o fim da fome no mundo;
- Gasta-se milhões com tecnologia espacial, computadores resolvem em poucos anos de pesquisa problemas quase insolúveis, permitindo ao homem projetar até viagens tripuladas a marte, porém ainda não conseguimos cura para muitas doenças, e nem mesmo devolver um movimento aos que são paralíticos.
- Projetamos com milhões de cálculos por segundo armas poderosas, capazes de destruir países inteiros. Mas ainda não conseguimos fazer o mesmo para construir sociedades mais justas.
- Interligamos bilhões de pessoas via internet, porém ainda não resolvemos os problemas daqueles que são abandonados pelas famílias e governos e ficam abandonados ao relento..
Me recordo das aulas de informática e sociedade, com o professor Paulo Eustáquio, onde eu sempre criticava os textos que me pareciam um tanto avessos à tecnologia. Hoje vejo que aquela visão é importante. Quem dera todos os cursos tivessem discussões como aquelas que fazíamos na faculdade. Embora entusiasta da informática, hoje enxergo a informática como inserida num contexto mais amplo e acredito que os computadores devem sim ser usados para auxiliar nas pesquisas, mas em pesquisas construtivas. Caso contrário, o computador será apenas mais um instrumento de destruição, e manutenção do poder.
# escrito por Kodai : 1/29/2004 08:23:00 AM


