<$BlogRSDURL$>
quinta-feira, março 04, 2004
Caos no Rio de Janeiro! 

O que houve ontem à noite em Copacabana pode ter assustado, mas não supreendeu mais ninguém. É a rotina do Rio de Janeiro. Há muito se falava no dia em que haveria a guerra entre o morro e o asfalto. Na época, imaginava-se grupos de pivetes descendo com seus canivetes e um ou outro com pistolas. A cena parece ridícula hoje onde se usa granda, fuzil e metralhadora. Mas não supreende. Durante anos criou-se uma política populista, onde os pobres poderiam ficar abandonados que ninguém ligava. O resultado está aí, uma geração inteira perdida, uma população entregue ao comando de traficantes de drogas, que ocupam o espaço que o estado não ocupa. Uma população entregue à barbárie. E tudo isso a poucos metros de áreas nobres, onde a fartura impera com carros e apartamentos luxuosos. Mas também impera o medo. Pois o estado, que antes ignorava apenas os pobres, hoje já não dá conta de proteger os ricos. E o medo impera em toda a cidade. Hoje, a vida das pessoas não vale nada. Mortes são apenas estatísticas. Tiros são rotina, e fechamento de ruas e depredações, fazem parte do cotidiano desta cidade destruída.
Tudo isso fruto de política populista, onde valia a pena deixar a população sem água para a cada eleição inaugurar uma bica coletiva. E assim, surgiram favelas com milhares de pessoas. E o ser humano sempre se submete a um comando. Quando não há o comando, há luta para se instituir um, e assim, os bandidos tomaram o poder nessas áreas. Sempre com conivência do governo, que com seus falsos melhoramentos, garantiam uma legião de votos. Basta ver que a toda eleição, com permissão dos traficantes, todos os candidatos fazem visitas às favelas, prometendo um monte de bobagens. Mas nenhum deles promete levar a população para residências dignas. E assim se mantém o possível curral eleitoral. Mas o abandono tem um preço. E é o que estamos vendo agora. Os abandonados pelo estado, foram acolhidos pelo crime. Uma geração intiera educada pelo crime. Qual o preço de uma vida? Mata-se por qualquer coisa. Execuções todos os dias nos morros. Basta desobedecer a lei do crime. Que começa a se estender ao asfalto. Fecham lojas, fecham ruas...logo a cidade toda será uma grande favela sob comando de qualquer Beira-Mar da vida. Até lá, continuaremos vendo os governos inaugurando bicas e vilas olímpicas, e esquecendo do essencial.
Imaginem se todos os moradores de favela fazem o mesmo ao mesmo tempo? SErá que vai haver polícia para conter todo mundo? Está formado o cenário da batalha..
Só para formar a idéia mais claramente:
Existem hoje 2000000 de favelados no Rio. Imaginando que 5% deles sejam bandidos ou que obedeçam aos bandidos, temos um exército de 100.000. Número superior ao de policiais. Não preciso nem falar de quem tem melhores armamentos, né? Agora imaginem uma ação conjunta desses 100.000..
Não estou aqui justificando o que houve, mas não se pode apenas ficar apavorado e partir para soluções simplistas, nem mesmo pode-se crir um clima de ódio aos pobres. Antes, deve ser revista a política para que eles não fiquem abandonados e possam participar do conjunto da sociedade, com direito a educação, saúde e saneamento, com moradia digna. Deixá-los amontoados em vielas e casas insalubres é pedir para que sejam adotados pelos bandidos. E o que um bandido faz? Forma mais bandidos. Cada vez mais cruéis. Uns matando os outros. O preço que não quiseram pagar para ajudar os pobres no passado, está sendo cobrado com juros. É a velha máxima "construa escolas para não ter que construir presidios". Bangu 1,2,3,4,5,6... parece que está comprovada a velha teoria.
Lembrem-se..há 20 anos temíamos pivetes com canivete e caco de vidro. Nada foi feito.
Hoje são pivetes com pistola e fuzil.
Vamos ficar sem fazer nada?
Por favor, seja você quem for que está lendo este texto desordenado, pense bem antes de votar. E não apenas vote, participe da vida política, fiscalize seu candidato, seja candidato, indique amigos para serem. Precisamos renovar os quadros. Só assim mudaremos esta cidade um dia maravilhosa.

Desculpem-me pelo texto desagradável, mas tive que postar isto.
















# escrito por Kodai : 3/04/2004 09:56:00 PM   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?