<$BlogRSDURL$>
sexta-feira, julho 22, 2005
Ex-mulher de presidente do PL acusa Valdemar de participar de "mensalão" 

http://odia.ig.com.br/odia/brasil/br210701.htm
Saia-justa
Ex-mulher de presidente do PL acusa Valdemar de participar de "mensalão"
Renata Giraldi
BRASÍLIA - A maldição das ex-mulheres voltou com força total. Enquanto o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, tentava se defender na CPI dos Correios, a socialite paulista Maria Christina Mendes Caldeira, mulher do presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), por um ano e três meses, piorava sua situação perto dali, no Conselho de Ética da Câmara, que apura se houve quebra de decoro de Valdemar, que pode até ser cassado. Ela o acusou de receber o mensalão. Não citou valores. Denunciou ainda a participação no esquema do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) e de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

“O que eu posso dizer é que o mensalão existe e que o Valdemar Costa Neto recebia”, afirmou. Segundo ela, quando o deputado viajava, voltava com malas de dinheiro. “De onde o senhor acha que vinha esse dinheiro?”, reagiu a socialite, dirigindo-se ao deputado Edmar Moreira (PL-MG). Com ação na Justiça contra o ex-marido desde a separação, Maria Christina disse que ele mandou que Jacinto Lamas, tesoureiro do PL, fosse a Belo Horizonte “pegar malas” . Ao ser indagada que tipo de malas, disse: “As malas que têm andado aí ultimamente”.


Valdemar pediu ao Conselho de Ética para ser ouvido. O depoimento foi marcado para a primeira semana de agosto. Por meio de sua assessoria, disse que as declarações da ex-mulher são “fantasiosas”. Apesar de ter incendiado o conselho com suas declarações, o relator Jairo Carneiro (PFL-BA) considerou o depoimento de Maria Christina inconsistente.


A socialite evitou acusar o Governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu. “O PT pode não ter nada a ver com isso. Acho que foi coisa montada pelo Valdemar, o Bispo (Carlos) Rodrigues e o Delúbio”, ressaltou ela. “Não tinha conhecimento de doações do PT ou do Governo, mas do Delúbio, sim”, completou. Mas lembrou que Valdemar negociou doações de US$ 2 milhões com Governo de Taiwan para a campanha de Lula. E que ele teria recebido comissão por isso.


A ex-mulher do deputado disse ter observado vários “fatos esquisitos” durante o período em que conviveu com ele. Segundo ela, no cofre da mansão do casal eram guardadas cédulas de reais e dólares. Também relatou que Valdemar só pagava suas contas em dinheiro. E garantiu que o PL “comprou” outros partidos menores para aumentar seus quadros, numa operação entre Rodrigues e Valdemar.



Próximo Texto | Índice




# escrito por Kodai : 7/22/2005 01:51:00 AM   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?