Dicas para não enlouquecer ao preparar o texto do mestrado:
1. Faça "listas de lavanderia" e não se preocupe em distinguir autores, afirmações e fatos, mesmo porque você não aprendeu a fazer isso e muito menos a sua banca. O importante é fazer afirmações sobre verdades inquestionáveis e auto-evidentes.Você e eu sabemos que elas não existem, mas são "politicamente corretas".
2. Faça a sua banca crer que o seu trabalho é de relevância ímpar. Proponha uma verdadeira viagem panorâmica pelo conhecimento de toda a história humana, desde os pré-socráticos, até C.S. Lewis, pelo menos. Cite, cite muito, mas somente os "autores citáveis" na sua instituição.
3. Para se sair bem na redação do português e na linguagem academicista, faça uma boa ação e contrate uma revisora, de preferência, jornalista ou advogada, que conheça bem o linguajar academicista. (Isso quer dizer que vc tem que ter dinheiro).
4.Também não quebre a cabeça com construções lógicas complexas. Tudo pode parecer lógico, desde que você convença o seu leitor de que esse detalhe é secundário e muito relativo. Dê preferência aos falsos pressupostos, analogias inadequadas, e confusões entre relações de causa e efeito. Ninguém notará, desde que você seja convincente.
5.Não queira usar a imaginação e muito menos o humor. Quanto mais sem-graça e enfadonho o seu trabalho, mais a banca ficará impressionada com o seu rigor acadêmico e estará feliz em acabar logo com isso.
6.Pois afinal, o que importa é o seu orientador!!!
Com essas singelas regrinhas, além de ter (talvez...) garantia de sucesso (coisa praticamente impossível...), você economizará muito tempo, horas de sono, falsas amizades e as chateações características desse tipo de trabalho chatíííssimo e inútil!!!! Mas não se iluda: mesmo se você as seguir, certamente chegará ao ponto de quase surtar e desistir ou de MANDAR O SEU TRABALHO PARA... Na verdade, de qualquer maneira, você será tentado a viajar para a Transilvânia, ou para Quebrados do Indaiá (uma cidadezinha do sertão, lá onde o vento faz a curva e ainda pega um estradão... onde você poderá descansar, deitar na rede... e finalmente fugir para sempre de textos, livros acadêmicos, suportes teóricos, metodologias, universidades, bibliotecas, professores e afins)...
# escrito por daline : 9/02/2007 07:33:00 PM


